segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bahia: Chuvas devem elevar nível de Sobradinho a 6%




image


As chuvas registradas ao longo das duas últimas semanas na bacia do Rio São Francisco devem elevar o nível da barragem de Sobradinho de 3,5% [(porcentual registrado na última quinta-feira (21)] para 6% do volume útil até o fim deste mês. 


Segundo informações do jornal Diário de Pernambuco, com a previsão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) não deve reduzir a vazão, que atualmente está em 800 m³/s. Na última segunda (18), em reunião realizada por teleconferência, representantes da Agência Nacional de Águas sinalizaram com a possibilidade de reduzir a vazão para 500 m³/s, para evitar o uso do volume morto do lago – em condições normais, são 1.300 m³/s.


De acordo com o Diário de Pernambuco, apesar do aumento de volume útil, a Chesf não cogita a liberação de mais água para os produtores rurais e para abastecimento humano. Atualmente, a geração de energia é feita com dois dos seis equipamentos disponíveis. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco manifestou preocupação com a vazão de 800 m³/s, por reduzir o fornecimento para consumo humano e pequenos produtores. “A atual vazão de 800 metros cúbicos por segundo já atinge fortemente o ecossistema e os outros usos múltiplos das águas no submédio São Francisco. Além de aumentar a cunha salina no rio e reduzir a captação de água para o abastecimento humano”, afirmou Anivaldo Miranda, presidente do Comitê.


Fonte: Bocão News


 


Publicado Por Tainá Almeida – Revista Barra Magazine




Bahia: Chuvas devem elevar nível de Sobradinho a 6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário